Dificuldade em guardar dinheiro: 5 dicas que vão te ajudar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

dificuldade em guardar dinheiro

Guardar dinheiro é um desafio para muitas pessoas. Não importa o valor do salário, as despesas são tantas e a vontade de gastar é tamanha que no fim do mês não sobra nem um real para a poupança.

Enfim, são muitas as situações com que as pessoas se deparam que acabam por gerar tanta dificuldade em guardar dinheiro.

Se você se identificou, continue lendo nosso post para aprender nossas dicas!

 

  • Anote todas as suas despesas

 

Se você é uma pessoa que tem dificuldade em guardar dinheiro, o primeiro passo para controlar suas finanças é saber exatamente quanto e com o que você gasta seu dinheiro.

É comum as pessoas dizerem que não gastam com nada e ainda assim o dinheiro não sobra. Ora, se ele não sobra é porque algum gasto você tem, ainda que sejam apenas despesas necessárias.

Para isso, você pode guardar todas as notinhas e anotar em um caderno todas e quaisquer despesas, mesmo as com um cafezinho ou com uma bala. Você pode, ainda, usar alguma ferramenta como aplicativos.

Ao final do mês, faça as contas e saiba para onde foi o seu salário.

 

  • Defina o destino de sua renda

 

Depois de analisar as despesas, você pode perceber o quanto tem gastado com bobagens e pequenas compras que, no final do mês, somam um valor considerável.

Por isso, é hora de definir o destino de sua renda para lidar com a dificuldade em guardar dinheiro. É claro que cada família tem seus gastos e prioridades, mas elas devem ser ajustadas à renda familiar.

Na verdade, pelo menos 10% do salário devem ser destinados a uma poupança ou outro tipo de investimento. Mas, o ideal é que 30% do salário seja poupado.

Caso você tenha dívidas, esse valor deve ser destinado ao pagamento delas. E, uma vez quitadas, não conte com esse dinheiro, pois ele deve ser poupado para emergências.

Dos 70% restantes, 50% serão destinados a despesas essenciais e fixas, como moradia, saúde, transporte, educação e alimentação.

Os demais 20% podem ser destinados a hobbies, academia, lazer e vestuário. Mas esse percentual pode e deve ser reduzido se você tiver dívidas, pois a prioridade deve ser pagá-las.

 

  • Superar a dificuldade em guardar dinheiro requer o controle as compras

 

Uma excelente forma de controlar as compras é deixar o cartão de crédito em casa, pois ele costuma dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que a real.

Então, prepare-se para passar um bom tempo sem ele, guarde-o no fundo de uma gaveta para não cair em tentação.

Outra boa estratégia é comprar apenas em dinheiro vivo. Isso porque ao fazer pagamentos assim, você tem uma noção verdadeira de quanto está gastando e se preocupa mais em não ultrapassar sua meta.

E essa forma de compra deve ser aplicada para tudo, desde o supermercado, às despesas do dia a dia e do lazer.

 

  • Concentre os vencimentos no início do mês

 

Uma boa tática para superar a dificuldade em guardar dinheiro é concentrar todos os vencimentos de suas contas e faturas em um mesmo dia e este dia no início do mês.

Assim, tão logo você receba seu salário já deve providenciar o pagamento dessas contas.

Contas pagas, é o momento de colocar na poupança de 10% a 30% de sua remuneração. E isso deve ser feito agora, para garantir que o dinheiro vai ser poupado, e não no fim do mês, depois de você verificar quanto sobrou.

Só então você saberá ao certo quanto tem disponível para outros gastos.

 

  • Procure uma renda extra

 

Mas, se com todas essas medidas o salário continua não sendo suficiente para arcar com as despesas e continua não sobrando dinheiro nenhum, talvez seja a hora de procurar um trabalho para garantir uma renda extra.

Hoje as possibilidades não faltam. Você pode, por exemplo, transformar um hobbie em uma renda, como costurar e cozinhar. Existem, também, oportunidades no meio virtual e a possibilidade de revenda de lingeries.

A revenda de produtos, como lingerie, pode facilmente ser acumulada com o seu trabalho. Só exigirá que você faça a compra e divulgue seus produtos para garantir uma renda extra.

Espero que com essas dicas fique você consiga vencer a dificuldade em guardar dinheiro e consiga juntar uma graninha!

Gostou do post? Então aproveite para ler sobre 4 maneiras de sair das dívidas este ano!

dificuldade em guardar dinheiro

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×