5 maneiras de economizar dinheiro

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

economizar dinheiro

Economizar nem sempre é fácil, mas às vezes é preciso. Seja por um problema financeiro ou pelo desejo de fazer uma poupança para realizar um sonho, em alguns momentos é importante apertar o cinto e cortar alguns itens.

Listamos aqui algumas dicas para te ajudar a economizar dinheiro, confira:  

1. Entenda seus gastos

Um dos principais pontos na hora de economizar dinheiro é entender quais são os gastos que você tem, sejam os fixos ou os sazonais. Por isso, é importante colocar tudo no papel, para entender como você está gastando seu dinheiro. Criar uma planilha pode ser uma boa forma de visualizar seus gastos. É importante também separá-los em categorias, como casa (contas de luz, condomínio, etc), alimentação, lazer, educação, entre outros que você possua. Desta forma fica mais fácil identificar os pontos que podem ser economizados.  

2. Corte os supérfluos

Depois de criar a planilha fica mais fácil identificar o que é supérfluo e o que é essencial, conseguindo assim começar o corte de gastos. Porém, é preciso entender o que realmente é supérfluo. Por exemplo, se ir ao cinema uma vez por mês é um tipo de lazer para você, ele deve ser mantido em seus gastos, no entanto, comprar uma roupa quando você não está precisando, é um costume supérfluo.  

3. Reveja os gastos fixos

Os gastos fixos em geral consomem a maior parte do orçamento, mas nem sempre eles são necessários. Por exemplo, você passa o dia fora e quando chega em casa nem liga a tv, entretanto continua pagando um pacote que muitas vezes está além do seu orçamento. Este tipo de gasto precisa ser reavaliado quando a questão é economizar dinheiro, pois muitas vezes eles podem ser substituídos por algo mais barato e que, em muitos casos, terá a mesma utilidade.  

Gastos como a conta de luz, impossíveis de serem cortados do orçamento, podem ser reduzidos adotando-se medidas práticas de economia, como deixar alguns aparelhos fora da tomada quando não estão sendo usados, entre outras medidas.  

4. Busque alternativas para os gastos fora de casa

Comer fora, ir ao salão de beleza e fazer academia são exemplos de gastos que consomem uma parte significativa do orçamento, mas que podem ser reduzidos se a intenção é economizar dinheiro.

Algumas das soluções possíveis seria trocar o almoço no restaurante pela marmita, assim como os lanches de rua podem ser substituídos snacks preparados em casa. A economia gerada por estas ações pode ser significativa se você colocar no papel quais são os gastos médios por mês.

5. Procure economizar dinheiro separando o orçamento

Uma boa maneira de economizar dinheiro é estipulando um orçamento durante o mês para o lazer, por exemplo. Muitas vezes uma saída com os amigos ou para jantar acaba saindo caro, principalmente quando você não estipula um valor máximo a ser pago.

Ao criar um teto de gastos para o lazer, você aproveita o que gosta de fazer sem deixar de ter controle sobre o que gasta, mantendo um limite destes valores e conseguindo, portanto, economizar.  

Já fez tudo o que podia e não tem mais como economizar dinheiro? Talvez seja a hora de ir em busca de uma renda extra para aumentar os ganhos. Continue em nosso blog e saiba como a revenda de lingerie pode mudar sua vida financeira.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×