7 técnicas de vendas para não vendedores

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ninguém nasce como um vendedor por excelência. Muito pelo contrário, esta é uma habilidade que vai se desenvolvendo com a experiência. Vender é uma arte que pode ser adquirida. A questão é aprender a equilibrar persuasão, carisma e ter sempre em mente a seguinte questão: “ Qual é a necessidade do meu cliente e como eu posso resolvê-la?”

Essa deve ser claramente a perspectiva de um bom vendedor, ser um intermediário de soluções para seus clientes. Ele deve possuir uma parte assertiva outra passiva, mas nunca manipulativa. Esse tipo de técnica não funciona mais, pois ninguém acredita mais naquele vendedor que carrega o estereótipo negativo de pessoa insistente ou inconveniente.

Para descobrir como manter uma presença assertiva e uma visão otimista de como se tornar um excelente vendedor e cultivar as melhores técnicas de vendas, siga todas as dicas abaixo. Com certeza, você poderá se tornar um vendedor de grande credibilidade no mercado.

1ª Técnica: Espelho

Essa é uma das melhores técnicas de vendas para conseguir a simpatia de seu cliente. Com certeza qualquer pessoa se sente mais à vontade com outro que age como ela. A forma como você se comporta, como fala, gesticula e até mesmo a forma como pensa afeta seu cliente.

Por exemplo, se você vai lidar com um cliente mais formal, um vendedor que seja informal com certeza não será bem sucedido. Se o seu cliente é objetivo, falar demais não é uma boa técnica de venda, pois seu cliente quer objetividade em seu atendimento.

Um bom vendedor deve analisar o perfil psicológico de seu cliente e tentar agir de forma a conduzir a venda de acordo com esse perfil. Por isso, quanto mais informações obtiver dele, melhor. É uma habilidade inestimável.

Dessa forma, poderá focar no seu cliente independentemente do produto que esteja vendendo. Estudar seu cliente e agir como ele, é a melhor forma de conseguir sua simpatia e consequentemente uma venda. A técnica do espelho é muito usada na PNL – Programação Neurolinguística – e traz muitos resultados positivos na hora de lidar com pessoas.

2ª Técnica: Sentimento de conforto

Toda vez em que for interagir com um cliente, preocupe-se sempre em tentar passar o máximo de conforto para ele. Deixe-o à vontade para analisar seu produto. A insistência em vender algo desesperadamente é um dos grandes erros dos vendedores. Não mostre muita ansiedade. Acalme-se! Fale do seu produto, deixe que o cliente entenda o que você está oferecendo. Deixe-o falar também, responda suas dúvidas. Deixe que ele se sinta tranquilo, não ofereça resistência as suas objeções. Se o cliente se sentir totalmente confortável com seu produto, com certeza haverá um entendimento, que no final resultará em uma venda bem sucedida.   

3ª Técnica: Confiança, competência e credibilidade

Qualquer tipo de venda, seja qual for o produto, só acontece se houver uma relação bem-sucedida. Confiança é um dos pontos para que essa relação entre o comprador e o vendedor aconteça. O cliente deve confiar naquilo que você fala e no produto que você vende.

Para demonstrar competência, você deve conhecer bem sobre aquilo que deseja vender e passar credibilidade. Você deve ter capacidade de fazer com que seu cliente acredite em você, em função da sua habilidade de demonstrar de seu produto de maneira honesta.

Então, tenha em mente essas três palavras- chave, que com certeza seus clientes irão buscar em você: Confiança, competência e credibilidade.

4ª Técnica: Visão de vendas

Para se tornar um bom vendedor é necessário desenvolver essa habilidade importantíssima, que é a visão de vendas. Ou seja, saber a hora de agir para fechar uma venda. Ter perspicácia é adquirir a intuição de saber que aquele é o momento certo para dar a cartada final e aproveitar o momento em que seu cliente baixou a guarda para concretizar a venda.

5ª Técnica: Antecipação de objeções

Uma das técnicas de vendas mais importantes para não vendedores é a antecipação de objeções. Preste atenção nas reações de seu cliente enquanto você apresenta o seu produto. Expressões faciais e a linguagem corporal podem dizer muito sobre o que ele está pensando e sobre a sua atitude.

Tente descobrir qual parte do processo de vendas está gerando dúvidas: o preço, algum questionamento sobre o produto ou qualquer outro detalhe que não ficou claro. Adivinhar qual é a objeção irá ajudá-lo a respondê-las com muito mais persuasão.

Se você perceber que o cliente se mostra desinteressado pelo produto – ou em dúvida em relação a qualquer fator – em vez de ficar discutindo as suas objeções, comece a citar alguns pontos fortes do produto e tente sutilmente justificar a sua hesitação. Mas, sempre deixando claro sobre o diferencial daquilo que você vende. E nunca, nunca discuta com o cliente. Afinal, ele sempre tem razão.

6ª Técnica: Pontos fortes

Todos nós temos pontos fortes. Faça um levantamento dos seus e aproveite as suas habilidades para vender melhor. Qual é sua melhor característica enquanto pessoa? Aproveite para explorar aquilo que sabe de melhor para ganhar a simpatia de seu cliente.

Isso é fundamental para que você seja bem sucedido em qualquer área de sua vida – não somente nas vendas. Faça uma lista das qualidades que você sabe que possui e que podem ajudá-lo a conseguir mais clientes. Coloque em prática aquilo que pode estar adormecido dentro de você.

7ª Técnica: Consistência

Há pessoas que desistem diante dos primeiros obstáculos. Dar seguimento aquilo que você começou pode ser a diferença entre você e aquele que fracassa. Se você realmente quer ser um grande vendedor, continue a buscar por novos clientes todos os dias.

Acorde já com o propósito de vencer – essa é uma das principais técnicas de vendas para não vendedores. Faça tudo o que esteja ao seu alcance: anote todos os contatos possíveis de seus clientes, como o nome, e-mail, telefone e outras informações importantes. Mantenha sempre uma relação com os mesmos. Deixe-os sempre atualizados sobre suas novidades e procure fazer uma pesquisa de satisfação. Fidelize estes clientes e eles sempre retornarão para uma futura compra. Com certeza!

Enfim, não se preocupe se você ainda não tiver adquirido o dom de um vendedor. O conhecimento e principalmente a aplicação dessas técnicas de vendas podem levá-lo a se tornar um excelente vendedor, que fará diferença no mercado! Você conhecia essas técnicas de vendas para não vendedores? Compartilhe sua opinião e experiências com a gente!

técnicas de vendas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×