8 dicas para administrar melhor a sua renda mensal

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Administrar a renda com atenção é o segredo para fazer com que seu dinheiro cubra as despesas do mês e você não fique no vermelho. É possível que mesmo com pouco dinheiro você mantenha as contas em dia. Para ajudar a organizar tudo, separamos algumas dicas que irão te ajudar a administrar melhor sua renda mensal.  

1. Saiba quanto você tem disponível

Saber o valor exato que se ganha mensalmente é um passo importante para administrar sua renda mensal. Mesmo que você não tenha um salário fixo, quando se trabalha por conta própria, busque fazer um média de ganhos, com base nos meses anteriores. Assim, é possível projetar para os meses seguintes o valor da sua renda.

2. Conheça suas despesas

A maioria das despesas costuma ser fixa, mesmo que os valores sejam flutuantes, elas devem ser pagas mensalmente. Aluguel, cartão de crédito, água, luz, internet, são despesas presentes na rotina de pagamentos. Quando você sabe exatamente quais são as despesas a serem cobertas todos os meses fica mais fácil determinar quanto da sua renda mensal irá ser destinada aos gastos.

3. Organize as prioridades

Algumas contas são impossíveis de serem alteradas, seja no valor ou ainda na periodicidade do pagamento. Mas quando você conhece todas as suas despesas é possível organizar as prioridades com os gastos fixos. Desta forma, você consegue administrar melhor o que consome uma parte maior do orçamento, como por exemplo a conta de celular ou o telefone fixo que podem ter o valor reduzido.  

4. Setorize os gastos da sua renda mensal

Quando você separa os gastos em setores fica mais fácil visualizar quanto do orçamento é destinado a cada área. Assim, agrupe os gastos em moradia (aluguel, IPTU, condomínio), alimentação, transporte, lazer, estudo, etc., com isso, você poderá analisar qual a porcentagem da sua renda é destinada a cada setor. Além de ajudar a visualizar os gastos, você conseguirá fazer pequenos ajustes administrando de forma mais eficaz as despesas.  

5. Evite o crédito

Neste caso inclua todos os tipos de crédito, desde o cartão aos empréstimos. Afirmamos isso porque, eles dão uma falsa sensação de que você tem mais disponibilidade de gasto do que a realidade – o que pode acabar complicado seu orçamento num futuro próximo. Por isso, opte pela a ordem inversa, economize antes e depois compre, isso irá comprometer menos sua renda mensal.  

6. Saiba quais são suas necessidades  

Estabeleça uma lista de itens necessários a serem comprados, a médio e longo prazo. Isso irá auxiliar para que você não compre por impulso. Além disso, é uma forma de suprir as necessidades de compras sem comprometer o pagamento das despesas fixas.

7. Tenha renda extra

Uma das melhores formas de administrar melhor seu dinheiro, é contando com uma fonte alternativa de renda. Busque algo com o qual você se identifique para trabalhar, assim, além da fonte de renda extra, você tem uma atividade prazerosa.  

8. Organize os pequenos gastos

Muitos gastos, cujos valores são quase irrisórios, se tornam um montante alto no fim do mês. Lanches fora de casa, supérfluos e outras comprinhas que acabamos fazendo diariamente de pequenos valores acabam se tornando um problema para manter o orçamento bem administrado. Por isso, mantenha sempre um pequeno valor na carteira e destine-o a estas compras, assim, você terá um limite com os pequenos gastos.  

Gostou das dicas? Este é um bom momento para administrar melhor sua renda mensal. Quer aprender mais sobre investimento, gestão e lucro? Baixe nosso e-book e saiba como prosperar financeiramente com a revenda de produtos.

 

administrar a renda mensal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×