8 habilidades que todo revendedor de produtos deve ter

1
11 Flares Twitter 2 Facebook 9 Google+ 0 LinkedIn 0 11 Flares ×

Você já deve saber que revender produtos é uma forma excelente de ganhar dinheiro extra e de aumentar sua renda. Esta é uma atividade que oferece alta vantagem em relação aos horários de trabalho e à autonomia profissional. Se você está interessado em seguir essa carreira, que tal conferir algumas qualidades que todo revendedor de produtos deve ter para conferir se você tem potencial para embarcar neste empreendimento?

Sempre tenha iniciativa

O revendedor de produtos deve ter iniciativa, já que é sempre preciso que ele dê o primeiro passo rumo a relação com um cliente ou com o direcionamento de sua carreira. Decida-se e associe-se à empresa que deseja. Quando chegar a hora, esteja pronto para começar seu trabalho. Tenha iniciativa para sair nas ruas, abordar as pessoas, ir às suas casas e oferecer seus produtos. Só assim conseguirá mais vendas!

Demonstre bastante confiança

Se o revendedor de produtos não passar confiança sobre o que diz e sobre os produtos que vende, será muito difícil convencer alguém a comprá-los. Fale sempre como uma pessoa que conhece as vantagens do que está oferecendo ao cliente, mas sem ser pedante ou arrogante.

Seja espontâneo

Artificialidade é um defeito que deve ser evitado na rotina desse profissional. Naturalmente, o revendedor de produtos está realizando um trabalho, uma atividade da qual depende sua remuneração, mas é importante procurar ser espontâneo, agir com naturalidade e fazer de sua atividade uma extensão de sua vida comum. Com isso, o revendedor de produtos será mais agradável para seus clientes e se sentirá melhor consigo mesmo.

Permaneça simpático e tenha carisma

Sorria, revele simpatia e carisma. O carisma atrai as pessoas e facilita a conquista da clientela durante o processo de vendas. Saiba comunicar-se sem ser prolixo ou inconveniente para poder vender mais produtos e arrecadar mais dinheiro.

Tenha prévio conhecimento sobre o produto e a marca

É importante que o revendedor de produtos saiba tudo sobre a mercadoria que está vendendo. Conheça bem todas as suas vantagens e suas limitações para que, dessa maneira, esteja mais preparado para responder às perguntas, questionamentos e tirar as dúvidas dos clientes.

Valorize a honestidade

Quando falamos de negócios, essa parece ser uma qualidade de poucos – mas não menos importante. Por isso é indispensável saber trabalhar com honestidade. Apresente as vantagens de seu produto, mas saiba admitir as suas deficiências quando for conveniente. Não tente forçar situações, nem obrigar o possível comprador a ficar com a mercadoria somente com o intuito de ganhar mais dinheiro.

Seja persistente sem ser maçante

É claro que o revendedor de produtos deve ser persistente na sua atividade diária já que, talvez, o cliente não queira o produto naquele momento, mas poderá comprar em outra ocasião. Se ele não se interessa por uma mercadoria específica, o revendedor de produtos poderá oferecer outra que atenda mais as suas necessidades.

Se acontecer que, em uma determinada semana ou mês, as vendas não tenham tido bons resultados, não desista! No mês seguinte, você pode sempre alcançar melhores resultados. Lembre-se de que nem sempre as vendas dependerão exclusivamente de quem vende: existem situações, como falta de dinheiro, atraso de salários, dificuldades econômicas em geral que podem impactar no consumo de seus clientes mais fiéis – por isso é importante saber não ser maçante. Persista, mas evite ser inoportuno, a fim de garantir novos encontros com as pessoas em situações mais favoráveis para você.

Tenha criatividade para vender e divulgar

Para aumentar suas vendas, é muito interessante que o revendedor de produtos seja criativo. Por isso ele precisa explorar todas as formas possíveis de venda, os canais de divulgação e as melhores ofertas. Uma boa ideia de divulgação é colocar um anúncio em sua casa, dizendo que trabalha na revenda de um produto específico. Você pode também anunciar em mídias diversas, especialmente as digitais, para alcançar mais clientes.

Apesar dessa estratégia de divulgação, você vai depender intimamente do seu talento para  aplicar novas ideias na sua rotina de vendas e na prática oral. A divulgação oral poderá te ajudar muito. Se você tem muitos amigos, eles poderão divulgar o seu trabalho a outras pessoas e assim você formará uma rede de publicidade informal, mas eficiente.

Outra boa estratégia de vendas tem relação com o seu controle de estoque. Se uma de suas mercadorias está vendendo muito enquanto outra está vendendo pouco, aproveite e crie chances de destacar as qualidades desse último produto para que ele obtenha mais vendas. Uma forma de chamar a atenção para seu produto é, se possível, usá-lo para que outros o vejam.

A maior parte das qualidades de um revendedor de produtos é inata, mas elas podem – e até precisam – ser desenvolvidas com a prática diária e treinamentos específicos. Se você está avaliando se tem ou não essas características, saiba que pode desenvolvê-las facilmente desde que treine bastante! Utilize as suas habilidades da forma apropriada e alavanque suas vendas!

Quais dessas habilidades de revendedores de produtos você acha que já tem desenvolvidas? Conte para a gente! Compartilhe sua opinião!

 

revendedor de produtos

11 Flares Twitter 2 Facebook 9 Google+ 0 LinkedIn 0 11 Flares ×