4 dicas para deixar as suas finanças pessoais organizadas

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Manter as finanças pessoais organizadas é uma tarefa que requer dedicação e controle sobre os gastos. Não significa que é uma tarefa difícil, mas assim, como outras atividades mais burocráticas, requer alguma dedicação. Seja na hora de fazer compras ou escolher prioridades, cada detalhe no dia-a-dia pode contribuir para desorganizar a vida financeira. Separamos, nesse artigo, algumas dicas para ajudar na organização das suas finanças pessoais. Que tal conferí-las e ver como elas podem te ajudar a deixar sua vida financeira mais prática?

Anote tudo!

O primeiro passo para manter a organização das finanças pessoais é ter controle de tudo que se gasta diariamente. Mantenha um bloquinho de papel na bolsa ou baixe um aplicativo no celular – o importante é anotar todos os gastos. Não importa se o gasto for pequeno, afinal são esses pequenos valores que acabam fazendo a diferença no final do mês.

Ao final de cada dia, quando chegar em casa, faça o cálculo de tudo que foi gasto durante a rotina. Se o cansaço vencer e você não conseguir organizar as finanças diariamente, faça isso aos finais de semana ou eleja um dia da semana para fechar a conta. Isso vai ajudar a entender pra onde vai aquele dinheiro que você nem imagina como acabou tão rapidamente!

Tenha sempre uma lista de desejos

Saber as reais necessidades do seu guarda-roupas ou ainda manter uma lista de desejos de compra, pode ajudar na estruturação de prioridades dos seus gastos. Em alguns momentos sempre nos pegamos pensando onde investiríamos o dinheiro que sobra ao final do mês. Pois pensando nisso, anote esses desejos, organize uma lista e defina as prioridades, para saber quais você precisa cumprir primeiro e quais desejos podem esperar. Assim, quando realmente sobrar algum dinheiro, você terá certeza com o que gastar e não vai causar nenhum desequilíbrio nas suas finanças pessoais.

Avalie se o item que você vai comprar é realmente necessário

Muitas vezes compramos itens pelo simples fato de que vimos algo na vitrine, o preço estava muito bom ou porque definimos uma suposta “necessidade” para obtê-lo. Comprar algo que você realmente não precise pode lhe custar alguns sacrifícios financeiros no futuro e, por esse motivo, esses gastos precisam ser avaliados.

Antes de efetuar esse gasto pense um pouco se o que você está comprando é realmente é o que você precisa – ou se você comprou porque gostou ou porque esta barato. Sempre tenha certeza de que realmente você quer ou precisa comprar o item. Dessa maneira fica mais fácil decidir se o seu gasto é uma despesa necessária ou desnecessária para sua rotina.

Setorize o dinheiro

Nem tudo na vida é conta pra pagar, é importante deixar parte do dinheiro para atividades de lazer. Tire um dia do mês para sair pra jantar, viaje com sua família, se divirta com os amigos, sempre levando em consideração aqueles gastos que estão compatíveis com seu bolso. Saber dividir parte do seu orçamento para o lazer também é uma maneira de deixar suas finanças pessoais organizadas!

Mesmo com todas as dicas seu orçamento continua apertado? Talvez contar com uma renda extra pode ser uma maneira de aliviar o peso financeiro de suas contas nas costas. Como você costuma fazer para deixar suas finanças pessoais mais organizadas? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!

finanças pessoais organizadas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×