Gastar mais do que recebe: Conheça este perigo!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

gastar mais do que recebe

Inevitavelmente, em alguns meses as despesas acabam sendo maiores do que os ganhos, seja pelos impostos comuns do início de ano ou por algum imprevisto.

No entanto, o real perigo está em tornar isto uma prática comum, deixando que em todos os meses você se permita gastar mais do que recebe. Nestes casos é preciso acender o alerta e rever seus gastos, pois os perigos desta situação são muitos e podem ter consequências graves.  

Entenda melhor os riscos de quando os gastos ultrapassam os ganhos:  

Gastar mais do que recebe pode te fazer entrar em uma grande dívida

Algumas contas mensais são fixas e previsíveis, como as contas de casa, mensalidades da escola, etc. Porém, em alguns casos, o que acontece é uma perda de receita, seja porque alguém da família ficou desempregado ou por problemas similares. Quando isto acontece, todo o orçamento da família é afetado e fica difícil manter os gastos abaixo da renda familiar. Nesses casos, é importante rever as despesas para que a família não se endivide.  

Pegar empréstimos com juros altos

Quando as contas começam a chegar e os gastos estão acima do que você recebe, uma saída muito buscada pela maioria das pessoas é recorrer a empréstimos. Seja com bancos ou empresas especializadas, um empréstimo pode proporcionar um alívio imediato para as contas, porém, quando ele começar a ser pago, pode se tornar uma dor de cabeça e uma bola de neve. O problema é que, ao ser quitado, o empréstimo representa um valor muito acima do que foi pego, assim, você acaba pagando mais e comprometendo o orçamento futuro da família.  

Começar uma dívida com o cartão de crédito

O crédito dos cartões é uma tentação e um perigo para as pessoas que se esquecem que ele irá comprometer parte dos ganhos no momento de ser pago. O que acontece é que, quando o cartão não é usado com limite, de acordo com o que você pode pagar, ele se torna um pesadelo. Por ter um dos juros mais altos do mercado, comparado a empréstimos, por exemplo, o cartão é um grande problema para quem tende a gastar mais do que recebe, porque se torna uma bola de neve a curto prazo e que depois de um tempo pode significar uma dívida quase impossível de ser paga.  

Não conseguir fazer uma poupança

Outro problema preocupante para quem costuma gastar mais do que recebe é a impossibilidade de fazer uma poupança. Ter uma grana guardada, seja para fazer uma viagem, para comprar algo que se deseja muito ou mesmo para ajudar nas emergências financeiras, é muito importante. Porém, quando existe um desequilíbrio entre os ganhos e os gastos, é impossível cultivar uma poupança.

Como evitar gastar mais do que se ganha

Nem sempre é possível cortar gastos, principalmente quando eles já estão enxutos, porém, ainda assim, é preciso buscar uma solução para o desequilíbrio das contas. Uma das melhores formas é conseguindo uma renda extra. Existem muitas formas de conquistá-la e uma delas pode ser com a revenda de produtos, uma atividade fácil de ser praticada, já que não toma tempo de produção, rentável, pelo lucro obtido com as peças e segura.  

Você costuma gastar mais do que recebe e já está no vermelho? Continue em nosso blog e saiba como conquistar uma grana extra e superar as dificuldades financeiras.  

gastar mais do que recebe

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×