Guia do sutiã: Aprenda a usar corretamente essa peça essencial

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

sutiã

O sutiã é a peça mais feminina que existe. Companheiro da mulher desde a pré-adolescência até o fim da vida, usar essa peça parece instintivo e simples.

Mas não é bem assim. Segundo uma pesquisa realizada em 2013 pela fabricante de lingeries Triumph, onde 10 mil mulheres foram entrevistadas, cerca de 64% das mulheres do mundo inteiro usam o sutiã de forma incorreta.

Apesar da pesquisa ser antiga, basta observar algumas mulheres para notar que esses dados ainda persistem. O erro pode estar no tamanho, modelo, ajuste ou posicionamento, mas seja o que for, o uso incorreto do sutiã influencia no caimento das peças e prejudica a saúde.

Neste post, daremos algumas dicas para que você aprenda a usar o sutiã corretamente e extrair o melhor que esta peça pode proporcionar. Confira!

Escolhendo o tamanho correto

A maioria das mulheres não veste o tamanho correto de sutiã por diferentes razões: falta de conhecimento do próprio corpo, não sabe o tamanho, não admite que necessita de um tamanho maior ou até acha sexy usar a peça mais apertada.

O fato é que tanto o sutiã apertado quanto o largo demais prejudicam o caimento das roupas e pode trazer danos à saúde como problemas de postura, mobilidade, circulação, entre outros.

Em um sutiã com o tamanho correto, os seios ficam confortavelmente encaixados nas copas do sutiã e a faixa nas costas se mantém reta, sem ficar repuxada para cima.

Se você está comprando o sutiã pessoalmente a dica é sempre experimentar. Se for uma compra virtual, sempre tenha em mãos as medidas do seu tórax e dos seus seios e as compare com a tabela de medidas da peça. As medidas podem ser facilmente tiradas com uma fita métrica.

Ajustando a alça corretamente

Outro erro comum que as mulheres cometem ao usar o sutiã é não ajustar as alças corretamente. Alças bem ajustadas protegem a coluna e a circulação sanguínea na região dos seios.

Para fazer o ajuste correto das alças, uma dica é fazer um primeiro ajuste fora do corpo, com uma medida do que se imagina ser o ideal, mantendo a simetria entre as duas alças. Assim, quando você vestir a peça, ela já estará alinhada e você só precisará fazer ajustes finos.

As alças não devem estar afundadas na pele e nem caindo sobre os ombros. Também devem manter a tira das costas reta, nunca torta ou projetada para cima.

Vestindo o sutiã

Existem diversas maneiras de vestir um sutiã. Algumas mulheres o vestem com as copas para trás e o fecho para frente para facilitar a colocação enquanto outras preferem fechar a peça nas costas mesmo, por exemplo.

Especialistas afirmam que a forma correta é se projetar para frente para que os seios se encaixem nas copas e então fechá-lo nas costas. No entanto, não existe nenhuma comprovação de que esse seja o método mais eficaz. A dica é escolher a forma que seja mais confortável e funcional para você.

Ajustando o sutiã nos seios

Esse é um detalhe simples, que melhora muito o caimento da peça, mas ignorado pela maioria das mulheres. Após vestir o sutiã, é necessário ajustar o seio dentro da copa. Puxe levemente o seio para cima e assegure que ele está totalmente encaixado dentro do bojo, de maneira confortável.

O aro do sutiã nunca deve estar sobre a parte inferior do seio. Se isso acontecer, provavelmente a peça é pequena para você ou o ajuste das alças está errado.

Além dessas dicas básicas de como usar o sutiã, recomenda-se que as cores e modelos da peça sempre estejam em harmonia com as roupas que serão usadas. Assim você logo perceberá a diferença no caimento das roupas e no seu conforto diário.

Você usa o sutiã do jeito certo? Tem mais alguma dica sobre como usar essa peça? Conta pra gente nos comentários!

sutiã

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×