Planejamento financeiro pessoal: Veja como montar o seu

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Todos nós trabalhamos para ter uma vida financeira sólida. Mas isso é possível? Sim, é possível. As pessoas que conseguem ser bem-sucedidas são exatamente aquelas que conseguem estabelecer metas financeiras e cumpri-las.

Na verdade, se você quer obter segurança financeira, a única forma de alcançar esse objetivo é começar agora a desenvolver um planejamento financeiro pessoal. E a boa notícia é que não é complicado criar um. Porém, somente ter um objetivo não basta – decidir alcançá-lo é o que conta.

Neste artigo apresentaremos cinco passos simples para ajudá-lo a montar o seu próprio planejamento financeiro. Vem com a gente!

Defina objetivos e estabeleça metas

O primeiro passo para a criação de um planejamento financeiro pessoal é definir seus objetivos. Você deve começar a pensar exatamente o que precisa fazer para melhorar suas finanças. Repense como está gastando seu dinheiro e o que pode fazer para começar a mudar alguns hábitos de consumo. Defina o que é prioridade em sua vida.

Você tem dívidas que precisa pagar? Está querendo comprar um bem, como casa, carro, etc? Gostaria de viajar nas férias? Planejar o futuro dos filhos? Montar um negócio? Garantir uma aposentadoria mais confortável? Anotar todos os objetivos que deseja alcançar e estabelecer metas para cumpri-los vai permitir que você comece a se planejar para o futuro.  

Controle seu orçamento

Não há como criar um planejamento financeiro pessoal sem cuidar de seu orçamento. Para alcançar seus objetivos será necessário, muitas vezes, contar com dinheiro extra. Sem controlar seu orçamento será impossível realizar qualquer coisa que tenha planejado.

O controle orçamentário permitirá que você saiba exatamente quanto gasta por mês e se esses gastos estão de acordo com o que ganha. Essa visão é muito importante para que você possa repensar a forma como está lidando com seu dinheiro.

Faça economia

Parece óbvio dizer que é preciso fazer economia, mas todos sabem que o hábito de gastar demais pode ser o grande vilão para quem deseja manter um orçamento financeiro bem equilibrado. A chave para um planejamento financeiro pessoal bem-sucedido, ao contrário do que muitos pensam, não é a quantidade de dinheiro que se ganha, e sim a forma como você o gasta.

Procure saber onde você está gastando demais e tente encontrar formas de economizar. Isso não quer dizer que seja necessário cortar todas as coisas que você gosta de comprar ou fazer, mas sim controlar seus gastos e começar a poupar para alcançar seus objetivos. Segundo especialistas, o ideal é começar a economizar todo mês 10% da sua renda para que você tenha algum resultado satisfatório.

Invista seu dinheiro

O objetivo de economizar já foi traçado. Agora é planejar como investir esse dinheiro extra corretamente. Pode ser em uma poupança, CDBs entre outras formas que achar melhor. O ideal nesses casos é procurar o seu gerente no banco e verificar qual é a melhor aplicação de acordo com o seu orçamento. Procure estudar um pouco o mercado financeiro. É sempre bom saber um pouco mais sobre o que os especialistas nesse ramo indicam antes de tomar essas decisões no seu planejamento financeiro pessoal.

Administre seu planejamento financeiro

Muito bem! Você cria o planejamento financeiro pessoal, controla seu orçamento, faz economias e aplica seu dinheiro. Até aqui tudo bem! Os passos estão corretos. Mas não se esqueça de sempre manter o controle sobre seu planejamento financeiro. É necessário saber geri-lo bem para assegurar que ele continue de acordo com sua situação atual.

Talvez os seus objetivos, a sua renda financeira ou as suas necessidades mudem com o decorrer do tempo. Será que o seu planejamento financeiro pessoal está dando certo como você esperava? Se a resposta for não, será preciso revê-lo ou até mesmo modificá-lo. Por isso, de tempos em tempos reveja seu planejamento e verifique se seus objetivos de curto e longo prazo estão caminhando conforme você esperava.

Não tem um planejamento financeiro pessoal ainda? Então está na hora de fazer o seu. Siga nossas dicas e sucesso!

planejamento financeiro pessoal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×