Quais os 5 fatores que influenciam no processo de compra?

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processo de compra

O processo de compra é o responsável pela existência de qualquer negócio em que existe a relação entre um produto e um cliente. Vários são os fatores, entretanto, que influenciam na velocidade desse processo entre o produto chegar nas mãos do cliente e o dinheiro relacionado com a compra entrar no caixa do responsável pela venda.

Neste artigo citamos os principais fatores que influenciam diretamente no processo de compra. Confira!

1. Qualidade do produto

Clientes tem tido cada vez mais noção do valor de seu dinheiro e de como precisam ter cuidado para investi-lo em algo que realmente vale a pena. Por isso, a qualidade do produto é um fator que tem influenciado significativamente ainda mais no processo de compra em qualquer tipo de negócio.

Quanto maior a qualidade do seu produto, mais propenso o cliente estará para investir o valor cobrado e se sentir realmente satisfeito com aquilo que ele está levando para a casa.

2. Conhecimento do produto

Quantas pessoas você conhece que têm coragem de, atualmente, comprar algum produto que eles nunca ouviram falar ou do qual não conhecem a funcionalidade? Poucas ou nenhuma, correto? É por isso que o conhecimento do produto é outro fator que pode influenciar bastante o processo de compra no seu negócio.

Para isso, é preciso investir em publicidade e marketing, especialmente se o que você pretende comercializar é algo inovador, que vai oferecer algum diferencial para o seu cliente quando comparado com algo que já existe no mercado.

3. Confiança na marca/revendedor

Muitos clientes optam por comprar sempre de uma mesma marca, loja ou revendedor por um motivo simples: eles já criaram confiança naquele responsável pela venda, seja por ter a certeza de que sempre terá em mãos um produto de qualidade, como por saber que preços justos são praticados por lá.

Por isso, outro fator importante para o processo de compra é o desenvolvimento de uma confiança entre o cliente e a marca ou revendedor com o qual ele está se relacionando. Quanto maior ela for, maiores também são as chances de que ele faça as compras sem se preocupar com os outros fatores que apresentamos aqui.

4. Custo-benefício do produto

É claro que existem produtos caros no mercado e que, igualmente, também existem pessoas que optam por comprar esses produtos. Mas, por que elas fazem isso? Muito provavelmente porque sabem da relação custo-benefício que esse investimento garante para elas.

Por isso, mesmo antes de avaliar o preço de um determinado produto, clientes avaliam qual será o custo-benefício do mesmo em sua rotina. Se ele for alto, o investimento será bem realizado, mesmo que o valor não esteja dentro do esperado.

5. Perfil do cliente influencia no processo de compra

O perfil do cliente é, provavelmente, um dos fatores mais importantes para se avaliar no seu processo de compra. Se você trabalha com clientes conservadores, que não tem o hábito de gastar dinheiro com qualquer coisa, talvez trabalhar com produtos de qualidade seja o caminho certo para conquistá-los. Já para os clientes que gostam de gastar e levar um volume maior de produtos, talvez o preço faça maior diferença em sua decisão. Conhecer o perfil de seus clientes, portanto, é a melhor maneira de ajustar seu processo de compra.

Como você tem trabalhado o seu processo de compra? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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