Série tecido para lingerie: Conheça mais sobre a lycra

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Roupas íntimas são peças que demandam a utilização de tecidos extremamente confortáveis na hora de costurá-las, visto que elas estão sempre diretamente em contato com o nosso corpo. Um tecido para lingerie que faz bastante sucesso entre os produtores e comerciantes dessas peças íntimas é a lycra.

Para dar continuidade à nossa série de conteúdos sobre tipos de tecido para lingerie, apresentamos, nesTe artigo, algumas curiosidades sobre a lycra. Confira!

Tecido para lingerie bastante popular

A lycra é uma fibra sintética bastante popular, não somente como tecido para lingerie, mas também para muitas peças usadas para banho de piscina ou mar, como também para roupas de academia e prática de atividades físicas.

Esse tecido também é bastante usado na fabricação de roupas e equipamentos de segurança (como as luvas) para profissionais que lidam com componentes eletrônicos ou compostos que não podem entrar em contato com a pele.

Chegada no Brasil na década de 70

Apesar de ter sido criada no final da década de 50, a lycra só chegou no Brasil em meados de 1974, quando a primeira fábrica foi instalada na região de Paulínia, no interior de São Paulo (que até hoje é lembrada como a capital desse tecido para lingerie). O fio de lycra começa a ser usado não somente nas roupas de banho e peças íntimas, como também nas calças jeans.

Na década de 80 o tecido finalmente chega nas roupas de ginástica e revoluciona a produção de peças confortáveis para essa prática.

Várias grafias para o mesmo nome

Apesar de bastante popular, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é a grafia desse tecido para lingerie – inclusive marcas de lingerie que já trabalham há muito tempo com esse tipo de fio. Existem, entretanto, várias grafias disponíveis para a Lycra, além desse termo original (que é, inclusive, uma marca registrada). É possível também encontrar esse tecido para lingerie como licra, laycra ou láicra.

Não confunda: elastano e lycra são a mesma coisa

Se você, em algum momento, procurou por um tecido de lycra, mas lhe ofereceram uma opção em elastano, não se assuste: elastano e lycra são exatamente a mesma coisa. Lycra, como afirmamos no item anterior, é uma marca registrada da empresa INVISTA, que criou seu próprio modelo de elastano, que é classificado como puro, sem adição de poliamida, reforçando suas características de durabilidade e resistência.

O elastano, portanto, é o tecido utilizado por todas as outras marcas que não adquiriram o produto registrado da INVISTA. Seu principal concorrente é a borracha, por apresentar características semelhantes de resistência e maleabilidade.

Características tradicionais da lycra

A lycra é um tecido para lingerie com características únicas e, por isso, é tão popular para a criação de determinadas peças. Abaixo, apresentamos algumas das principais características desse material:

  • Elasticidade e capacidade de alongamento em até 500%;
  • Resistência à produtos químicos e água;
  • Tecido leve;
  • Alta capacidade de recuperar o comprimento original após vários alongamentos;
  • Baixa resistência à temperaturas elevadas e produtos oleosos;
  • Confortável e com alta capacidade de maleabilidade durante o uso.

tecido para lingerie

A lycra é um tecido para lingerie que revolucionou o mercado fashion, tornando muitos produtores capazes de produzir peças mais confortáveis e maleáveis para seus clientes, sem perder a qualidade ao usar um material diferente.

Você tem o hábito de trabalhar com peças de lycra na sua revenda? O que pensa sobre esse assunto? Conte para a gente!

 

tecido para lingerie

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×